Mudanças de comportamento
- Paulo Studart Montenegro
- 18 de jan. de 2024
- 2 min de leitura
Uma corporação precisa estar atenta as mudanças contemporâneas que as circunstâncias vão impondo no mundo corporativo.
Em um passado recente era a ética nos negócios que surgiu como importante princípio a ser seguido, visto que as empresas norte-americanas estavam submetidas através da “Foreign Corrupt Practices Act” – mais conhecida por FCPA. Depois veio a “United Kingdom Bribery Act” (UKBA), que é a lei de combate à corrupção do Reino Unido.
O Brasil entrou no cenário dos países com legislação anticorrupção com a Lei nº 12.846/2013.
As convenções, normas, leis estão estabelecidas, mas apenas apresentar, dizer que é uma empresa comprometida com a ética não basta. E digo por experiência própria.
Trabalhei em uma empresa que tinha todos os princípios estabelecidos. Todos os funcionários ao ingressarem na empresa recebiam as regras e princípios que norteavam aquela empresa. Mas ocorreu um case de corrupção em um outro pais e o Departamento de Justiça dos Estados Unidos intimou o CEO da empresa e colocou uma multa pesada para a empresa. Daí veio a pergunta do CEO ao Departamento de Justiça: “Que devo fazer para demonstrar que a empresa está comprometida com a ética nos negócios?” e a resposta foi o procedimento adotado pela empresa - treinamento anual com todos os funcionários e não apenas entregar um livreto com o código de conduta da empresa.
Foi adotado globalmente os treinamentos com TODOS os funcionários com presença obrigatória e assinaturas de sua participação no treinamento.
Relato isso pois após a ética vieram outros assuntos importantes a serem adotados pelas empresas como Compliance e ESG - Environmental (meio ambiente); Social e Governance (governança). Há ainda a Lei de Proteção Geral de Dados (LGPD) que precisa ser compreendida e praticada.
Hoje estabeleceu-se os índices que as empresas estão comprometidas com estes princípios. E apenas colocar em um código de conduta não irá dar a credibilidade necessária para o mercado entender esse comprometimento. É preciso que cada um dos funcionários compreenda o conceito desses princípios e veja como pode contribuir com o seu trabalho para ajudar a empresa no seu comprometimento com os princípios de ética, Compliance, ESG, transparência.
Dessa forma temos uma empresa e sua equipe totalmente comprometida pelos princípios de governança mencionados e outros que virão no futuro.

Comments