O COVID-19 E OS EVENTOS GLOBAIS
- Paulo Studart Montenegro
- 23 de mai. de 2020
- 2 min de leitura

Temos hoje uma situação muito singular que todos os seres deste planeta estão experimentando. Refiro-me a Pandemia causada pelo Covid-19.
O Planeta teve alguns eventos que deram magnitude planetária, em outras palavras todos os seres que aqui habitam ou habitavam, foram, de alguma forma, tocado por esses eventos. Alguns exemplos são a Peste Negra (1347); a 1ª Guerra Mundial (1914); a Pandemia do Influenza (1918) e a 2ª Guerra Mundial (1939).
Não é diferente com a atual situação excepcional em que vivemos. Forçados, pela segurança da saúde de todos, a se isolar em casa, causando cenários dos mais variados em decorrência do local, da idade, da quantidade de pessoas.
Em eventos dessa natureza cada pessoa se modifica, não há como não ter alguma mudança de pensamento ou ainda mudar os objetivos para o futuro. Até por conta das emoções causadas no momento agudo da crise. As incertezas decorrentes de situações como essas vivenciadas causam as mais variadas sensações em todos, variando de pessoa a pessoa.
Mas temos uma singularidade. Nossa forma de pensar é pendular. Estamos no frio e queremos um sol escaldante. Estamos no calor e queremos um frio polar. Na seca queremos uma tempestade.....
O certo é que ao final desta crise de saúde sairemos de forma diferente, prestaremos mais atenção na nossa conexão com os outros, com os animais, com o planeta. E cada país terá uma força diferenciada pela sua cultura, pelo seu povo. Temos um potencial que talvez ainda não tenha sido desenvolvido e emergem justamente em momentos drásticos.
Conhecemos mais profundamente a palavra e o sentido da SOLIDARIEDADE muito difundida e pouco aplicada. A importância da coletividade sobre a individualidade. A ganância pelo dinheiro, pelo poder é algo que corrompe, muito embora seja tido como modelo de sucesso. Será preciso rever os valores estabelecidos para admirar aquele que ajuda (no anonimato) o próximo.
O ser humano será diferente e essa diferenciação será positiva, pois terá preocupações mais simples, mas com muito mais profundidade no bem coletivo.
Comments