Visão estratégica de uma área legal
- Paulo Studart Montenegro
- 9 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Uma área legal, seja interna ou através de um escritório de advocacia deve ser montada com vista a agregar valor ao seu cliente. Os advogados farão parte do time que auxiliam na tomada de decisão, analisando a estrategia sob a perspectiva dos cenários possíveis, expondo ao executivo os riscos encontrados e definindo os caminhos que se pode seguir, com os riscos inerentes ou não, dependendo do grau de conservadorismo.
É preciso entender que Processos judiciais são consequências no caminho corporativo pelas estratégias adotadas, mas saber evitá-los é o que diferencia o sucesso de uma boa parceria entre a administração empresarial com seus advogados.

O jogo de xadrez corporativo, característica no mundo dos negócios, é a metáfora perfeita para refletir sobre a análise dos cenários possíveis antes de seguir uma estrategia ou no caso do exemplo, mexer uma peça. Há situações que é necessário mover uma peça do tabuleiro, tal movimento pode trazer consequências, mas faz parte do plano acordado para um resultado maior.
Há que se ter o registro dessas estratégias adotadas, para que não se perca o histórico de uma reunião, de uma análise, dos riscos apontados. Assim, em momento adequado poderá ser verificado a possibilidade de uma composição. Isso também é fruto de um exame, onde se verifica questões envolvendo aspectos financeiros, tempo decorrido e por fim a questão psicológica entre as partes.
Há uma expressão em inglês “business oriented”, que significa que o profissional deve ter por base que as análises, conclusões e tomadas de decisão devem sempre coincidir com o negócio da empresa. Essa expressão sempre foi balizador para as tomadas de decisão. Um advogado interno deve entender que ele tem a formação jurídica como base, em outras palavras é um advogado, mas que ele está administrador de empresas. Nesta posição a decisão sempre deve ser pelo bem da empresa e não pelo processo.
O advogado que presta serviços para a empresa igualmente deverá sempre apontar para a melhor estratégia, mesmo em detrimento de seu negócio próprio. A advocacia atualmente está muito mais atenta aos interesses corporativos, demonstrando capacidade para auxiliar os tomadores de decisão a encontrar a melhor opção a seguir. Isso cria o canal de credibilidade, elemento essencial para que a relação caminhe para o sucesso.
Commentaires